Solenidade de juramento marca o ingresso de novos tenentes no oficialato da Brigada Militar

Em uma cerimônia marcada por emoção, tradição e reconhecimento, a Brigada Militar (BM) realizou nesta sexta-feira a solenidade de juramento dos tenentes da Corporação que concluíram o Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM) 2024/2025. O ato simbolizou oficialmente o ingresso dos novos formandos no oficialato da BM, reunindo autoridades civis e militares, além de familiares e convidados que acompanharam de perto esse momento decisivo na carreira dos PMs.

A solenidade foi realizada com honras militares e teve início com a execução do Toque do Veterano, em homenagem aos homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao serviço policial militar. A tropa em forma foi composta por 64 alunos-oficiais do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) e pela Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar.

Durante a cerimônia, os tenentes receberam a espada, símbolo de honra, liderança e compromisso, que foi entregue pelas madrinhas e padrinhos. Também prestaram o juramento que marca o início de uma nova etapa profissional. As espadas foram abençoadas pelo capelão honorífico da Brigada Militar, padre Alexandre Chaves.

Exemplo e liderança

Ao se dirigir aos novos oficiais, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, destacou a relevância do momento e a responsabilidade que passa a acompanhar o posto de tenente. “Estes homens e mulheres estão hoje ascendendo ao oficialato da Brigada Militar. São aqueles que vão servir de exemplo e de liderança nas ações e operações desencadeadas para proteger o povo gaúcho”, afirmou. Segundo ele, a presença de familiares, amigos e integrantes da Corporação reforça o reconhecimento à importância da missão que agora lhes é confiada, considerada essencial para a sociedade.

O coronel Douglas também ressaltou as reduções nos indicadores criminais no Estado e o cenário de maior tranquilidade vivenciado atualmente no Rio Grande do Sul. “Essa tranquilidade é um trabalho feito a várias mãos, entre várias instituições”, destacou. Em sua fala, reforçou ainda o papel da liderança justa e ética: “Liderem com sabedoria. Façam da sua gestão exemplo. Os homens e mulheres que os senhores e senhoras passarão a liderar querem líderes justos, justos consigo mesmos e, principalmente, com aqueles que caminham dentro da retidão”. Para ele, a partir desse momento, a responsabilidade pela preservação da segurança, do cumprimento das leis e do modo de vida da sociedade gaúcha passa a ser também compartilhada com cada um dos novos tenentes.

Orgulho pelas trajetórias

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel Mário Yukio Ikeda, ressaltou que a formatura representa muito mais do que um ato protocolar. “Ela simboliza o início de uma nova e importante fase da carreira de oficial da Brigada Militar. A partir deste momento, os senhores assumem novas responsabilidades e o dever permanente de liderar pelo exemplo”, afirmou. Ikeda destacou ainda o orgulho pelas trajetórias construídas ao longo de mais de duas décadas de trabalho dos formandos e reconheceu em cada um deles “o potencial de liderança, coragem e compromisso necessários para enfrentar os desafios cada vez mais complexos da segurança pública”.

Segundo o secretário, a formação na Brigada Militar vai além do preparo técnico e operacional. “Ela é a forja do caráter, da disciplina e da compreensão do papel do policial militar como garantidor da ordem e da proteção da vida”, enfatizou. Ao encerrar sua manifestação, reforçou que a liderança se constrói com integridade, exemplo e respeito, consolidando a confiança da tropa e projetando a Brigada Militar para o futuro, parabenizando os novos tenentes pela conquista.

O Curso Básico de Administração Policial Militar, concluído pelos PMs, teve carga horária de 942 horas-aula, desenvolvidas nos anos de 2024 e 2025. A grade curricular incluiu disciplinas como Planejamento e Fiscalização Operacional, Tomada de Decisão e Liderança, Inteligência Policial, Gestão Financeira e de Pessoas, Sistema Informatizado, entre outras áreas fundamentais à atividade policial. Com a conclusão do curso, os novos tenentes estão aptos ao exercício de suas funções profissionais em defesa da sociedade gaúcha.

Fonte: Correio do Povo / Foto:  Sd PM Caneppele PM5

Menu