História

A Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul – AOFERGS, foi fundada em abril de 2011, com a denominação de Associação dos Oficiais Subalternos da Brigada Militar, ela surgiu a partir da iniciativa de um grupo de Tenentes que na época pertenciam a outra associação de Oficiais, os quais entenderam que deveriam ter uma entidade que representasse os Tenentes e a carreira dos Militares Estaduais, com o objetivo de dar visibilidade aos Tenentes que frequentaram o Curso Básico de Administração e exerciam a função do Posto de 1º Tenente.

O objetivo da Associação sempre foi a busca pela manutenção e o resgate dos direitos que foram suprimidos pelos eventos de alterações legais no ano de 1997. Além disso, no decorrer dos anos, outras importantes lutas foram surgindo, como a defesa do nível médio, valorização dos Tenentes, garantia dos direitos adquiridos, busca de ingresso de nível superior, e um plano de carreira que atenda todas as necessidades dos efetivos militares estaduais, que dialogam e prestam serviços diariamente à sociedade gaúcha.

A valorização e visibilidade propostas pela Associação, principalmente no que diz respeito aos 1º Tenentes que frequentaram o Curso Básico de Administração da Brigada Militar, destaca-se a partir de alguns princípios de trabalho diário que contemple os anseios dos associados, que vão de alunos Soldados aos Coronéis mais antigos.

A luta da Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul, busca levar para o Oficialato a experiência de servidores que passaram por todas as graduações desde Soldado; aproveitar o conhecimento sobre todas as formas de atuação nas várias graduações já exercidas, principalmente na atuação de ocorrências, entre elas as ligadas diretamente ao gerenciamento de conflitos e combate à criminalidade.

A associação luta ainda pelo fomento da motivação, para que os Tenentes que exercem suas funções como Oficiais, estimulem e direcionem a tropa para agir profissionalmente, com moral elevada, e principalmente que tenham como visão a progressão na carreira, visto que as oportunidades de ascensão motivam as Praças que desejam galgar uma nova graduação ou Posto, sempre dispostos a se qualificarem a partir de conhecimento, preparo físico e disciplina.

Em 2017, quando ocorreu a transição nominal entre a Associação dos Oficiais Subalternos da Brigada Militar para a Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul, um novo direcionamento foi dado a AOFERGS, que além das inúmeras lutas também focou em seus diálogos diários para que efetivamente existisse a possibilidade de o Quadro de Tenentes chegar a Capitão.

Também no ano de 2017 a AOFERGS abriu o quadro de sócios de Soldado ao Coronel, para que a entidade pudesse ser registrada nacionalmente. Ainda este ano a associação amadureceu intercalando o quadro de sócios, acreditando que o Soldado de hoje poderá ser o Oficial de amanhã, ou até mesmo chegar ao Posto de Coronel.

Como entidade representativa a AOFERGS, mais do que nunca preocupa-se com a qualificação, com o bem-estar físico e mental dos militares, homens e mulheres que se dedicam a segurança da sociedade gaúcha. O caminho é longo, por vezes árduo, porém o trabalho desempenhado pelos diretores da associação é incansável na busca pela garantia de direitos e bem feitorias que auxiliem ainda mais para a ascensão dos militares.

Junte-se a nós, faça parte do quadro de associados da Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul, faça parte de uma entidade que honra-se em defender, e ir em busca da valorização do posto de Tenente.

 

Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul

Juntos Somos Mais Fortes!

 

 

Menu