NOTA PÚBLICA – Fórum Permanente de Debates das Entidades Representativas dos Militares Estaduais do Rio Grande do Sul

Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul – AOfERGS

NOTA PÚBLICA

Tendo sido veiculada notícia na última segunda-feira, dia 19 de agosto, sobre a criação do Fórum Permanente de Debates das Entidades Representativas dos Militares Estaduais do Rio Grande do Sul, a AOFERGS gostaria de parabenizar todas as entidades signatárias nas respectivas figuras de seus Presidentes, pela iniciativa e mobilização em torno da nova carreira.

Entendemos que o sucesso de um plano de carreira mais harmônico e que atenda a todas as necessidades da sociedade gaúcha, no que se refere a segurança pública, deverá contar com a participação de todas as entidades que, através de suas experiências somadas, possam atender aos anseios de todos os seus associados.

Esclarecemos que recentemente a direção da AOFERGS, realizou reuniões com todas as Associações de Policiais e Bombeiros Militares, com a finalidade de somar forças no sentido de agregar ideias e trocar experiências para que num menor espaço de tempo possível, possamos implementar um plano de carreira Justo para todos os níveis de Policiais e Bombeiros.

Ressaltamos que uma representação que contemple a “totalidade dos Militares Estaduais”, deverá contar com a entidade representativa dos Tenentes.

Em resposta aos questionamentos dos associados AOFERGS, com relação a nossa participação nas reuniões de associações representativas em relação a carreira, esclarecemos que, apesar da nossa disponibilidade em participar, não fomos convidados.

A Presidência desta AOFERGS fez novamente contato com as respectivas entidades, reiterando a importância da participação dos Tenentes, que hoje exercem as funções de comando nas cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Em nosso entendimento, em face da escalada da criminalidade e ainda da necessidade de a sociedade sentir-se segura, nada mais justo que a carreira seja digna e no mínimo similar a outros Estados da União!

Assim, deixamos registrada a nossa inconformidade em não sermos lembrados estrategicamente em certas oportunidades desse processo, já que sempre apoiamos os esforços na valorização das carreiras, usando um discurso discreto e de coesão em prol da categoria, desejando sempre a participação e inclusão no processo de construção.

Continuamos alertas e prontos para auxiliar e atuar, ocupando o espaço que entendemos merecer na estrutura representativa, para interceder propositivamente no sentido de que não ocorram perdas similares as que tivemos no ano de 2013.

Roberto José Larrossa

Presidente da AOfERGS