Nota Oficial e de Pesar da AOfERGS

A Associação dos Oficiais Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, em nome da Diretoria e seus Associados, vem a público para lamentar a morte de mais um servidor Militar da Segurança Pública, o Soldado Gustavo de Azevedo Barbosa Júnior, de 26 anos, que tombou no combate ao crime nessa quarta-feira, que mesmo com todos os riscos e a recente morte dos colegas na semana anterior também ocorrida em combate na defesa social, e com as constantes ameaças aos seus direitos como: salários parcelados, assistência à saúde precária, ainda assim, seguem combatendo o bom combate, numa luta desproporcional e desigual; na maioria dos Países os Policiais trabalham no máximo 35 anos e se aposentam com seu salário integral, lembramos que a profissão de Policial é reconhecida em todo o mundo como uma classe que executa uma atividade diferenciada e desta forma deve ser tratada.
Considerando os últimos dados trazidos no dia 8 de julho de 2019, em Audiência na Assembleia Legislativa do Estado, sobre Previdência Pública do Rio Grande do Sul, na qual foi levantado que o número de aposentados e pensionistas da segurança pública na folha de Pagamento do Estado corresponde a 36% do total, em contrapartida informam a população através da mídia, dados em nosso desfavor e omitem não mencionando que o efetivo da corporação está inferior ao de 35 anos atrás quando a população era em torno de 8 milhões de pessoas, e hoje 11,29 milhões (IBGE).
Entendemos que está na hora de uma atitude mais proativa por parte do Governo Estadual, precisamos do necessário completamento dos efetivos da Brigada Militar, para fazer frente a nossa missão Constitucional na Segurança Pública; hoje existe a possibilidade de aproveitamento imediato dos candidatos aprovados em Concurso Público.
Neste triste momento, se faz necessário sermos ouvidos pelo governo, a fim de chegarmos a um consenso! Estamos atentos, alertas e cansados de sermos responsabilizados pelas dificuldades financeiras alegadas pelas autoridades, que ao nosso entender são resultados de seguidas equivocas gestões.
A Sociedade Gaúcha clama por soluções Criativas: Efetivas, Eficazes e Eficientes para o Estado e a sua Segurança Pública, a qual também passa pelas condições de trabalho, as garantias de segurança social (salario, previdência e saúde) dos seus operadores, pois neste segmento a prestação de serviços à sociedade é feita por pessoas e não máquinas. Queremos saber como estão e ficarão as famílias dos que pereceram na luta contra o crime, seremos só estatísticas? Ou apenas mais números a engrossarem a tabela de inativos e pensionistas, sendo que Ativos, Inativos e Pensionistas pagam a sua previdência que atualmente já é uma das maiores alíquotas do país.
Lembramos aos que não conhecem a historia do Rio Grande do Sul e aos que fingem não a conhecer, que a atual legislação foi conquistada durante mais de 180 anos de existência da Brigada Militar, ela é fruto sim da vontade da sociedade gaúcha, que materializou no voto o reconhecimento de muito trabalho, suor e sangue nas 24 horas dos dias, por uma legião de anônimos heróis Brigadianos (as) .

Diretoria Executiva da AOfERGS