NOTA OFICIAL DO FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES MILITARES ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL

O Fórum das Entidades Militares foi criado com o objetivo de fortalecer a unicidade, entre as associações da Brigada Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, para juntas, deliberarem sobre as pautas políticas e encaminhamentos feitos pelo Executivo através dos projetos encaminhados a Assembléia Legislativa e que atingem profundamente os Militares Estaduais.
Como princípio básico sempre condicionou ao Fórum o debate, discussão de idéias e a expressão destas aos temas propostos, além evidentemente de mantermos unidos para enfrentarmos o avanço por parte do Executivo contra os Militares Estaduais à medida que suas proposições retiram direitos constitucionais daqueles que “juram a vida” em defesa da sociedade gaúcha.
As Associações sempre primaram à defesa incondicional de seus associados e familiares, bem como as instituições centenárias e que ainda são símbolos de respeito, credibilidade e reconhecimento entre a sociedade gaúcha e do Brasil.
Desde o princípio das negociações as associações mantiveram o seu propósito de construção e negociação em relação à postura do Executivo e suas proposições, procurando agir de forma coesa, responsável e fidalga em busca dos direitos que nos são alcançados através de legislação federal e estadual.
Como associações representativas sabemos e compreendemos os limites estatutários e deliberações de coordenações, portanto cada uma tem o direito legítimo de quando entender que seus interesses forem alcançados cessarem a sua caminhada.
Extremamente necessário ressaltar que a posição de uma associação, não significa que as demais entidades terão a mesma decisão e cada uma responde pelas suas lutas, conquistas e aos colaboradores que assim representam.
Nesse momento de luta em manter os direitos legais dos Militares Estaduais, referente aos Projetos do Executivo as seguintes associações participantes do Fórum das Entidades Militares (ABAMF, ASSTBM, AOFERGS, AESPPOM e ABERGS) continuarão os encaminhamentos para que nas propostas do Executivo, encaminhadas para a Assembleia Legislativa tenham condicionado o emprego da legalidade em sua plenitude, principalmente no PLC 6.
Em hipótese alguma as associações que defendem suas respectivas categorias e instituições deixarão de estarem unidas e com o foco de defender aqueles que defendem duas instituições centenárias que se fundem na história do povo gaúcho e com a maior credibilidade perante a sociedade. São instituições com uma história em defesa constante de seus militares e de sua família, são homens e mulheres que entendem ser fundamental nos momentos de embate a união, pois, somente aqueles que militam diariamente combatendo o crime e agindo no combate ao fogo e salvamento na atividade de bombeiro jamais deixará de lutar em defesa dos seus irmãos de causa.
Independente do resultado que alcançarmos saiba todos, os Militares Estaduais, sejam do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Militar, oficiais ou praças, que as Entidades que hora seguem a luta para a melhora do PLC 06 e que os representam permanecem cada vez mais unidas e em busca dos direitos que temos e que estão em Lei.
Jamais aceitaremos ser considerada uma subcategoria entre as agências da segurança pública, tão pouco aceitarmos que no ano de 2014 a Assembleia Legislativa aprove a Lei 14.517, de 08 de abril de 2014 e no Anexo único da Lei n° 14.438, de 13 de janeiro de 2014, onde aplica a verticalidade e a mesma Casa Legislativa onde há Deputados daquela legislatura, hoje votem de a favor no PLC 6, onde o Executivo não aplica a verticalidade.
Por derradeiro e nesse momento, o FÓRUM das Entidades Militares (ABERGS, ABAMF, ASSTBM, AOFERGS e AESPPOM), segue unido em busca da defesa dos seus colaboradores e familiares. Mantemos nossos ideais dentro da legalidade, fidalguia, respeito e credibilidade pois somente assim manteremos nossas instituições centenárias, unidas, demonstrando que a convicção pela união é o que trará o nosso fortalecimento institucional e associativo.
O Fórum, seguira avançando nessa proposta, pois temos a plena certeza que a nossa sinergia e união serão pontos fundamentais para conseguirmos o nosso êxito e fazermos isso acontecer. Como dizemos aqui no sul… não esta morto quem peleia!!!