Instituto celebra 30 anos de resgate da história de Anita Garibaldi

O Instituto Anita Garibaldi foi fundado em 03 de outubro de 1992 e este ano completou 30 anos de estudos e muito trabalho, reunindo mulheres cavalarianas e admiradoras da heroína Anita Garibaldi. A Associação dos Oficiais do Estado do RS – AOFERGS, tem a honra de ter sua vice-presidente Jane Melo Soares, como uma das integrantes do instituto.
Conheça mais sobre a história do instituto a partir do relato contado por Jane, e também de fotos do arquivo pessoal.

Instituto Anita Garibaldi

Tudo começou com a criação de um piquete, criado pela escritora Elma Santana e Dica Martins, no decorrer dos anos e de mais mulheres juntando-se ao grupo, formou-se um instituto que tem como objetivo ministrar palestras sobre os caminhos de Garibaldi e Anita, durante a Revolução Farroupilha, suas batalhas no RS e SC, falando dos costumes da época e exaltando as tradições gaúchas, para que a história seja preservada e os heróis sempre lembrados.

Em 1994 as cavalarianas do instituto foram convidas pelo governo da Itália para participar das homenagens aos 187 anos de nascimento de Giuseppe Garibaldi. Na Itália, participaram de vários eventos e o principal foi o desfile a cavalo na Ilha de Capreira, onde Garibaldi fixou residência e levou a família, morando no local até sua morte. Foi sepultado na propriedade.
Do Instituto, Jane foi secretária de finanças (1992 a 2004), vice-presidente (2004 a 2010) e presidente (2010 a 2014). No dia 31 agosto de 2022, comemoramos o bicentenário de Anita, que foi em 30 agosto 2021, não houve comemorações no ano passado devido a pandemia.

Hoje Jane é integrante de honra do instituto, por ter cavalgado no maior evento que o Instituto foi representado, o da Itália. Hoje a presidente é Elma Santana, escritora e historiadora.

Menu