4º Seminário reúne Oficiais Tenentes e autoridades

A realização do 4º Seminário da AOfERGS sempre objetivou a união de esforços em prol do fortalecimento de nossas lutas.

Ao longo da manhã de hoje diversos temas foram tratados e que buscam engrandecer os conhecimentos dos Tenentes, não somente no desempenho do oficialato, mas também no melhoramento de suas qualidades de vida.

A qualidade do público presente no período da manhã fez toda diferença, pela participação e interesse demonstrado, sendo que já na recepção do evento, tiveram os seus associados contemplados com agendas e outros brindes.

A abertura do evento contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Vereador Cássio Trogildo, do Deputado Estadual e Tenente Bombeiro Bianchini e do Presidente da IBCM e também Tenente, Daniel Lopes dos Santos.

O Presidente da Câmara de Vereadores saudou os presentes e manifestou a sua admiração, respeito e solidariedade as lutas associativas da AOfERGS, destacando o papel fundamental dos Tenentes na execução e planejamento das atividades de segurança pública, não somente na capital, mas em todo o estado.

Logo no primeiro painel o Deputado Bombeiro Bianchini falou sobre os meandros dos trâmites administrativos e políticos junto ao parlamento gaúcho, no que concerne aos projetos de lei, tanto nos que dizem respeito aos pleitos da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, quanto nos demais.

Destacou a importância da permanência do diálogo com os parlamentares, uma vez que muitos desses acabam se reelegendo e, depois de um tempo, acabam compreendendo melhor as reivindicações das associações militares, tornando-se aliados na conquista de nossos objetivos.

Na sequência, o Presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul, FESSERGS, Sérgio Arnoud, brindou a todos com uma palestra esclarecedora sobre as necessárias articulações e união dos associados em prol dos objetivos associativos.

Com larga experiência sindical, Sérgio Arnoud fez a necessária explanação de como a FESSERGS constrói as suas mobilizações e de como essa experiência pode servir a AOfERGS.

Após um rápido coffee break os trabalhos foram retomados com a palestra das Psicólogas da Clínica Pensare, Michele Fornari e Nádia Krubskaya que, além de tratarem de temas relacionados a saúde emocional dos policiais e bombeiros militares, trouxeram a possibilidade a cada um dos presentes de realizarem uma auto-avaliação, fazendo o necessário chamamento à que cuidemos, não somente de nossa saúde física, mas também de nossa saúde mental e emocional.

Durante a palestra das psicólogas ocorreram diversas interações com perguntas e respostas.

Para finalizar os trabalhos da manhã, o Juiz-Corregedor-Geral da Justiça Militar Estadual, Dr Amilcar Fagundes Freitas Macedo, trouxe aos oficiais uma claríssima explanação sobre o aumento de competências das policiais e corpos de bombeiros militares, no que diz respeito a abrangência de atuação com vistas ao que magistrado denominou “crimes extravagantes”, quando vinculados ao Código Penal Militar.

Não menos importante foi a chamada de atenção para a questão previdenciária dos Militares Estaduais quando, num movimento aparentemente inofensivo de tentativa de extinção da Justiça Militar Estadual, que poderá desencadear um processo de desmilitarização que culminaria com o desatrelamento da estrutura hierárquica e disciplinar das forças armadas federais e, por via de consequência, com a extinção do direito à aposentadoria especial destinada aos militares estaduais que hoje, por vinculo e analogia, tem suas aposentadorias no mesmo regime dos militares federais.

O Seminário tem seu prosseguimento agora, com a prestação de contas da atual diretoria e abertura de debate com os associados, quanto aos rumos da luta reivindicatória, que entre outras reivindicações, tem sua âncora na busca da alteração do plano de carreira que contemple a promoção ao Posto de Capitão.

O 4º Seminário da AOfERGS prossegue e nossa luta também.

Juntos somos fortes!

Menu